Quarta-feira, 6 de Novembro de 2019

Ecologia

20191011_145701.jpg

Há que meter tudo no sítio certo. Proteja o planeta.

 


publicado por Leão Perplexo às 07:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Terça-feira, 5 de Novembro de 2019

Snow F(l)ake

"No primeiro dia, o Altice Arena encheu-se para ouvir Snowden (e muitos ficaram à porta) - "As ferramentas criadas para proteger os cidadãos estão a ser usadas para os atacar."

O grande erro de Snowden, dos seus prosélitos e provavelmente da maioria das pessoas sem atitude crítica a assistir ao evento, é achar que "as ferramentas" foram criadas para "proteger".


publicado por Leão Perplexo às 08:27
link do post | mandar um bitaite | favorito
Sexta-feira, 1 de Novembro de 2019

Cromo-Caos

20190419_160805.jpg

 


publicado por Leão Perplexo às 07:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019

Para VB

Hoje de manhã, numa longa, húmida e produtiva caminhada, com muito VB e Castor71, percebi que o meu espertofóne não tem volume suficiente para o Pisces Iscariot e as guitarras de Corgan.


publicado por Leão Perplexo às 09:47
link do post | mandar um bitaite | favorito
Terça-feira, 29 de Outubro de 2019

Vandinha Amanhecer

20191008_082155.jpg

 


publicado por Leão Perplexo às 07:07
link do post | mandar um bitaite | ver bitaites (1) | favorito
Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019

Um Soco Doloroso no Estômago às Voltas

Pensava que esse gajo já não existia. Aquele tipo paradoxal do cabelo comprido e pontas espigadas. Aquele jovem contraditório a quem a vida aleijava e deixava aleijado só pelo simples facto de que tudo não era perfeito. Aquele ser que devia ter vergonha de saber tudo não sabendo nada. Aquele rapaz feito de milhões de blocos minúsculos de solidão que nunca se encaixavam sem divina cola e que jamais verdadeiramente entendeu os outros ou a si próprio.

Aquele ser feito farrapos de carne, tripas e ossos todos juntos, fita-colados de pele. Aquele miúdo com borbulhas e fones que já não consegue contar a sua história. Aquele que já não sonha nem alguma vez alcançou o que em tempos sonhou.

 

Está de volta. Não sei que lhe faça.


publicado por Leão Perplexo às 10:27
link do post | mandar um bitaite | favorito
Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019

Capitalismo

20190619_130020.jpg

Pode ter sido sem querer. Mas parece-me uma extraordinária instalação sobre Capitalismo sobre a qual nem a Colecção Berardo desdenharia.


publicado por Leão Perplexo às 07:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

Castanho

"Joana Barrios volta a pintar o cabelo de castanho e conta-nos o porquê".

Não me dei ao trabalho de ler a notícia para além do título, é verdade. Mea culpa. Mas a avaliar pelo facto de que aparece nas notícias do Sapo, a razão deste anunciável regresso deve ser algo de muito especial para o mundo.

Daí eu lançar este desafio aos leitores deste blog: Vamos adivinhar qual a razão (muito importante, claro) para esta figura pública ter mudado a cor do cabelo para castanho. (Nunca tinha ouvido falar da personagem, mas se está nas notícias não deverá ser só por ser amiga da pessoa que mete as notícias.) Quem se atreve a descobrir a razão de voltar ao castanho? Não vale fazer batota e ir ler a notícia!

 

Pintar o cabelo de castanho?... Mal sabia a minha mãe que passou toda a vida a ser elegível para aparecer nas notícias a qualquer momento!


publicado por Leão Perplexo às 08:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

Disneyland

20181009_101429.jpg

Foi a primeira vez que algo da Disney me fez sorrir em muitos anos.


publicado por Leão Perplexo às 07:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

Em nome de Quê?

Há nomes bem apropriados, ou que são, precisamente, inapropriados. Por exemplo, "Carlos Moedas", parece-me um nome que assenta como um luva, para o antigo ministro das finanças. Já "Centeno" não fica bem em alguém que passa a vida a lidar com milhões. "Pinto Monteiro" ficaria melhor em alguém que se dedicasse a hortas e a debicar alpista, lá na terra. Ou, o Primeiro Ministro que "apunhalou" António Seguro à traição, chamar-se precisamente "Costa". Por falar em "António Seguro", esse nome assentaria melhor em alguém com poucas hesitações. Ou "Manuel Alegre" com aquele contraditório mau feitio. Já por outro lado, "Diogo Feio" é um daqueles nomes que faz parecer que os pais tinham dons de profecia.

 

Depois há também aqueles nomes engraçados que já os nossos pais diziam, como "Passos Dias Aguiar" para um motorista de taxis; "Pinto Ramos de Oliveira" para um pintor de exteriores; "Rolando Caio da Rocha" para um alpinista; "Domingos Dias Santos" para um padre.

 

"Henrique - Cimentos" é uma empresa de bom augúrio e prosperidade, de certeza. "Lúcio Bacalhau Robalo" a gerir um viveiro de trutas é engraçado. "Sabrina Botas" a trabalhar numa sapataria também faz rir. "Clara Branca das Neves" dá uma boa marca a vestidos de noiva. Assim como "Silva Pereira" ou "Castanheira Valverde" bons nomes de agricultor. "Davide Parreira" como agente vinícola. Olívia Oliveira como RP de um marca de azeite. "Ferreira Martelo" com uma bigorna à frente. "Pires Carneiro" numa cervejaria. "Judas da Cruz" numa sacristia. "Barros Faria" numa olaria. "Conceição (São) Bernardo" a trabalhar num canil.

"Parente Cunha" é óbvio, "Castro Torres" também. Mas "Machado Pinheiro" deixa algumas dúvidas. Já "Laranjeira Gomes" numa frutaria parece bem. "Raposo do Monte" e "Coelho do Prado" são bastante biológicos. Ainda mais, só um geólogo chamado "Pedro Rocha Penedo". Ou "Rosa Espinho da Silva". "Vanda Lisa" é um bom nome para uma sócia da Juve Leo. A sra. "Eva Lopes" ter uma papelaria é bestial e "Futre" a fazer anúncios a produtos que aumentam a libído, não lhe fica atrás (principalmente em França). E que dizer da "Fábrica de Chinelos Felipe F. Lopes"? Fica no ouvido ou não?...


publicado por Leão Perplexo às 15:17
link do post | mandar um bitaite | ver bitaites (1) | favorito
Sábado, 19 de Outubro de 2019

Jordão

jord.jpg

Jordão, que vi muitas vezes ao vivo, inclusive a ganhar um campeonato pelo Sporting, era, é, o interveniente com quem mais me indentifico em toda História do Futebol mundial.


publicado por Leão Perplexo às 11:27
link do post | mandar um bitaite | favorito
Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

Full Throttle

rr.jpg


publicado por Leão Perplexo às 11:54
link do post | mandar um bitaite | favorito
Sábado, 12 de Outubro de 2019

Lotus Preto

lotus.jpg

Não se podia esperar grande coisa. Afinal foi fotografado com um smartphone e não era para ficar algo genial. Mas será sempre o imortal Lotus preto da JPS!


publicado por Leão Perplexo às 23:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Sexta-feira, 4 de Outubro de 2019

O Imobiliário pela Hora da Morte

"Sporting multado por insultos a Varandas e invasão à garagem"

Varandas e garagens? Estou a ver que só escaparam as cozinhas e as marquises. E os quartos e a sala de jantar...


publicado por Leão Perplexo às 18:48
link do post | mandar um bitaite | favorito
Quinta-feira, 3 de Outubro de 2019

Eleições - Aviso 2

fachos.jpg


publicado por Leão Perplexo às 06:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Quarta-feira, 2 de Outubro de 2019

Eleições - Aviso 1

carneirada.jpg


publicado por Leão Perplexo às 07:07
link do post | mandar um bitaite | favorito
Terça-feira, 1 de Outubro de 2019

Fim

fim.png


publicado por Leão Perplexo às 10:10
link do post | mandar um bitaite | favorito
Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019

Amizade Continental

continental36.jpg

 

Geralmente não dou importância a figuras públicas. Mas esta foto é especial. Além de conter, talvez, o melhor guarda-redes de hóquei do mundo, contém também, ao pescoço do venerável personagem, uma medalha que indica que é Campeão Continental, depois de ter sido Campeão da Europa de clubes e Campeão Mundial em selecções. Um ano simplesmente memorável e dificilmente repetível, mesmo para o capitão do Sporting.

Mas nenhuma dessas razões me faria postar esta foto, senão uma outra: Além da medalha, Ângelo Girão enverga uma camisola invertida que, no lugar do nome, virado para a frente, diz "Caio".

 

Caio, outro jogador do Sporting que, dias antes do jogo de ontem à noite, perdeu o seu pai. Antes do jogo e depois, na festa, apesar da ausência, nunca o colega foi esquecido ou deixado de fora. Todo o plantel se uniu a ele, motivando-o.

 

Mais do que a Taça que venceram, ficará para sempre a amizade, coisa completamente fora de moda no desporto, principalmente quando atingir o topo passou a ser tudo o que interessa. Taças? Taças temos aos pontapés. Demonstrações tão bonitas de amizade em palavras e actos é que há poucas. E essas, festa feita, são as que ficam para a eternidade.


publicado por Leão Perplexo às 13:58
link do post | mandar um bitaite | favorito
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019

Criar Bom Ambiente

bomAmbiente.jpg

A maioria dos jovens que conheço andam com muita pica para mudar o mundo. E ainda bem.

Mas só de boca... Se apertamos só um bocadinho com eles, só mesmo um caganito, não é preciso muito, e lhes explicarmos por A mais B que a vidinha boa acaba no momento em que começa a ecologia, vai-se logo a vontade.

Não faz mal. Quando precisarem estaremos do lado "deles", por muito que sejam malcriados e nos digam que ficaram sem sonhos.

Sabemos bem daquilo que falam.


publicado por Leão Perplexo às 08:41
link do post | mandar um bitaite | favorito
Sábado, 21 de Setembro de 2019

Treta Ghunberg - A Menina Invisível

Quis o Destino que houvesse em África uma menina de nome "Treta Ghunberg", tão bizarramente parecido com o nome de uma famosa menina europeia. Também quis o Destino, esse chocalhador de cartas da sorte, que essa menina nascesse de pai e mãe biológicos, mas toda a família e ela própria de pele escura. Foi ainda esse grande filho da mãe do Destino que ditou que fosse pobre como o raio, orfã de pai, e de mãe desaparecida em gritos no meio de tiros, ou raptada por mercenários a soldo de uma religião fundamentalista qualquer.

Se Treta Ghunberg fosse branquinha, loirinha, olhinho azul e tivesse a oportunidade e os amigos certos, talvez aparecesse em frente às escadarias dos palácios dos governos do seu continente, para lhes esfregar nas trombas a corrupção e o sem-vergonhismo sem escrúpulos em que andam. Possivelmente mencionaria que andam vendendo aos pedacinhos os seus próprios países a loiros, morenos e assim-assim de olhos-em-bico de outras paragens, a fim de fazer jorrar dólares nos seus bolsos particulares sem fundo. Embora disso pouco se fale.

 

Mas não. Treta Ghunberg é preta, tem calos nas palmas dos pés, tem ranho seco por cima da boca emoldurada de moscas e usa o mesmo vestido esburacado há dois anos, o mesmo tempo que está sem tomar um banho com sabão. E tem muita sorte.

 

Ou então tem azar. Treta Ghunberg não sabe ler, não sabe o que é um smartphone, de que peças poluentes são feitos, e jamais lhe passou pela cabeça poluir o seu "Planeta A" com queima de derivados de petróleo. A menina que não tem roupa que a abrigue das noites frias, nem barco cintilante que a navegue para outros sítios, pagantes a peso de ouro, onde a queiram ouvir. O máximo de plástico que alguma vez teve, muito tempo atrás, foi um pequeno alguidar em que lavava as canecas dos irmãos mais pequenos com algo a que dificilmente chamaríamos "água".

 

Se tivesse oportunidade de estar in vogue, de se auto-fabricar ideologia, Treta Ghunberg gritaria ao mundo todo que estava desolada porque, para darem atenção a uma história recente de paródias egoístas de partidos doutrinantes da moda, passaram a ter ouvidos moucos para ouvir uma outra ainda pior que se conta há décadas. Ou milénios. Se essa porta antiga que faz chacota da humanidade e nos devia encher a todos de vergonha nunca foi fechada, e pelo contrário, continua negligentemente escancarada, porque razão estarão tão ávidos de abrir uma nova?

 

Ao redor do mundo, berraria ela até não ter mais lágrimas ou pulmões pelos irmõs que perdeu, que todos os dias morrem sete mil crianças recém nascidas. E disto, de eleições à porta e eco-bandeiras flamejantes, é que ninguém fala ou faz greves de fome.


publicado por Leão Perplexo às 23:21
link do post | mandar um bitaite | favorito

.pesquisar

 

.Janeiro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
17
18

19
20
21
25

26
27
28
29
30
31


.linques

SAPO Blogs