Sexta-feira, 2 de Março de 2018

Artur Correia

Morreu o cineasta Artur Correia

(https://www.dn.pt/artes/interior/morreu-o-cineasta-artur-correia-distinguido-com-o-premio-carreira-sophia-2018-9156123.html)

lasViegasKingArthur.jpg

O famoso anúncio do Citroën Dyane, o Ouriço e a Raposa, a Nau Catrineta, os Meninos Rabinos para nos mandar para a cama, entre muitas outras pérolas da animação e BD portuguesas. A lista é interminável e vale a pena um tour pelo youtube. Tudo da sua cabeça e dos seus valiosos companheiros de aventuras de lápis na mão.

Já vai para quase vinte anos que fui escolhido, junto com muitos outros, para formação na Neurones/Neuroplanet, multinacional, a fim de integrar quadros. Por lá fiquei até o grupo falir, dois anos depois, e, posso bem afirmar, foi um dos melhores tempos, se não o melhor, que passei em toda a minha vida profissional. Além de Vasco Granja, Francisco Suspiro e outros notáveis, um dos formadores era, precisamente, Artur Correia.

O que mais gostava nele era a simplicidade. Um "histórico", que tinha tudo para ser vaidoso em frente a tantos wannabes do 2D, nunca o foi. Pelo contrário, era atencioso, acessível e amigo de encorajar. Artur Correia foi o primeiro a olhar para o "Chups" (nome temporário que dei a um boneco que estava a fazer, por ter semelhanças ao famoso chupa-chupa, na sua estrutura,) e achar que era de fazer alguma coisa com ele. Não foi só comigo. Por um tempo meteu todo aquele bando de notáveis rookies a sonhar e fazer o melhor que sabiam.

O Grande Pioneiro de Portugal morreu ontem aos 85 anos e, em plena época de hegemonia em 3D, via adulteração, ficamos, de longe, a perder.

 

---

O famoso anúncio do Citroën Dyane: https://www.youtube.com/watch?v=oIpani2-0Ms

Fotografia acima do artista Raúl Vicente.
 

chups.jpg  Evolução posterior do "Chups", colado na minha mesa de luz durante anos. Até hoje.


Leão Perplexo às 12:15
linque do poste | mandar um bitaite

pesquisar

 

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30