Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

Em nome de Quê?

Há nomes bem apropriados, ou que são, precisamente, inapropriados. Por exemplo, "Carlos Moedas", parece-me um nome que assenta como um luva, para o antigo ministro das finanças. Já "Centeno" não fica bem em alguém que passa a vida a lidar com milhões. "Pinto Monteiro" ficaria melhor em alguém que se dedicasse a hortas e a debicar alpista, lá na terra. Ou, o Primeiro Ministro que "apunhalou" António Seguro à traição, chamar-se precisamente "Costa". Por falar em "António Seguro", esse nome assentaria melhor em alguém com poucas hesitações. Ou "Manuel Alegre" com aquele contraditório mau feitio. Já por outro lado, "Diogo Feio" é um daqueles nomes que faz parecer que os pais tinham dons de profecia.

 

Depois há também aqueles nomes engraçados que já os nossos pais diziam, como "Passos Dias Aguiar" para um motorista de taxis; "Pinto Ramos de Oliveira" para um pintor de exteriores; "Rolando Caio da Rocha" para um alpinista; "Domingos Dias Santos" para um padre.

 

"Henrique - Cimentos" é uma empresa de bom augúrio e prosperidade, de certeza. "Lúcio Bacalhau Robalo" a gerir um viveiro de trutas é engraçado. "Sabrina Botas" a trabalhar numa sapataria também faz rir. "Clara Branca das Neves" dá uma boa marca a vestidos de noiva. Assim como "Silva Pereira" ou "Castanheira Valverde" bons nomes de agricultor. "Davide Parreira" como agente vinícola. Olívia Oliveira como RP de um marca de azeite. "Ferreira Martelo" com uma bigorna à frente. "Pires Carneiro" numa cervejaria. "Judas da Cruz" numa sacristia. "Barros Faria" numa olaria. "Conceição (São) Bernardo" a trabalhar num canil.

"Parente Cunha" é óbvio, "Castro Torres" também. Mas "Machado Pinheiro" deixa algumas dúvidas. Já "Laranjeira Gomes" numa frutaria parece bem. "Raposo do Monte" e "Coelho do Prado" são bastante biológicos. Ainda mais, só um geólogo chamado "Pedro Rocha Penedo". Ou "Rosa Espinho da Silva". "Vanda Lisa" é um bom nome para uma sócia da Juve Leo. A sra. "Eva Lopes" ter uma papelaria é bestial e "Futre" a fazer anúncios a produtos que aumentam a libído, não lhe fica atrás (principalmente em França). E que dizer da "Fábrica de Chinelos Felipe F. Lopes"? Fica no ouvido ou não?...


publicado por Leão Perplexo às 15:17
link do post | mandar um bitaite | favorito
1 bitaite:
De Leão Perplexo a 21 de Outubro de 2019 às 16:05
Lembrei-me entretanto de outros nomes interessantes: Palma Caco, Palma Lucas, Helga Mesquita, Mesquita Moura, Igrejas Mesquita, Fonseca Brito, Dias Reis, Jorge Latina e Baptista Evangelista.


mandar bitaite sobre o post

.pesquisar

 

.Janeiro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
17
18

19
20
21
25

26
27
28
29
30
31


.linques

SAPO Blogs