Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017

O Fim da Carraça - Carta a Dan Brown

"Consciência coletiva substituirá Deus, diz Dan Brown." (http://veja.abril.com.br/entretenimento/consciencia-coletiva-substituira-deus-diz-dan-brown/)

 

Dear Dan,

isso parece-me muito mau para o negócio livreiro. É como se uma carraça vaticinasse que os cães serão substituídos por atuns em lata. Esperemos, para seu bem, que, lá no íntimo esteja pesaroso e que não queira que isso aconteça, sob pena de não poder continuar a encher os bolsos à custa desses "tolos" dos "crentes", e principalmente seus cépticos mal informados, cuja dicotomia é a verdadeira guardiã da sua galinha dos ovos de ouro.

 

Entretanto, e enquanto dura a impossibilidade de verificação da sua previsão futurista, o melhor é dar uma espreitadela em http://www.gordonconwell.edu/ockenga/research/Quick-Facts-about-Global-Christianity.cfm#1 , (mas só se tiver fé nessas coisas, claro) e ficar a saber coisas surpreendentes para a sua ínfima, insignificante e pequeníssima cosmovisão do tamanho da ervilha da sua rua de pessoas parecidas consigo. Por exemplo, tanto cristianismo como islamismo estão a aumentar a um ritmo superior ao ritmo de crescimento da população mundial; 50% dos cientistas têm algum tipo de fé ( https://mundoestranho.abril.com.br/religiao/qual-e-o-pais-com-mais-ateus-no-mundo/ ) e ainda; apesar do cristianismo ser perseguido ou controlado na China, há mais cristãos chineses do que cópias de O Código da Vinci. Fixe, hem?

 

Poucas décadas atrás, ainda me lembro e não sou velho, John Lennon também se auto-proclamou mais popular que Jesus Cristo. Mas ontem meti um álbum duplo, colectânea dos Beatles, para um sobrinho de quinze anos (um rapaz de quadro-de-honra escolar desde que é aluno) e tudo o que reconheceu - vá lá, vá lá! - foi o O-bla-di-o-bla-da. Devíamos, todos, ser mais humildes a fazer futurologia, não?

 

Resumindo, se o seu novo livro vender tantas cópias como há crentes protestantes na Nigéria (outro país onde o cristianismo é duramente perseguido), estaremos perante um novo super-best-seller para totós. Estará, de novo, de parabéns! Resta-me, portanto, desejar-lhe felicidades ao calhamaço (que aqui em casa daria óptimas acendalhas na lareira, que o Inverno já está à porta) e instá-lo a, caso seja convidado para um cruzeiro, passar longe dos icebergs. Amém?

 

Vá em paz e um abraço!...


Leão Perplexo às 14:15
linque do poste
1 bitaite:
De Antonio a 13 de Outubro de 2017 às 15:30
Brilhante!


mandar bitaite

pesquisar

 

Maio 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
15
17
18

20
22
24
25
26

27
28
29
30
31