Segunda-feira, 6 de Novembro de 2017

O Valor das Crianças

"Morrem todos os dias 7.000 recém-nascidos em todo o mundo, revela relatório"

http://lifestyle.sapo.pt/familia/noticias-familia/artigos/estudo-ainda-morrem-todos-os-dias-7-000-recem-nascidos-apesar-da-mortalidade-de-menores-estar-a-diminuir

 

Hoje, sobre educação, e até afectos, um amigo disse-me: "Tu não tens filhos, não podes avaliar." Concordei. Ele tem toda a razão. Não posso avaliar. Mas posso imaginar. Apesar do risco eminente do erro, e isso é real, imaginar não paga imposto, pelo menos se não o declararmos. Além disso sou um tipo observador e perspicaz. Tento ver o outro lado, o que me tem trazido algumas alegrias, na hora de fazer decisões. Conhecer "o outro", pôr-me nas suas botas, mas podendo dar distância ao quadro, vê-lo um passo atrás, com suficiente frieza, embora não em demasia, é, afinal, um exercício fundamental ao mundo caído em que vivemos.

 

Não posso é "avaliar", nem mesmo "imaginar", o que é viver com este estigma da companhia permanente da morte aguda do artigo acima. Enquanto estivemos a bater no ceguinho (governo e ministra demissionária) por causa da tragédia que tem sido o nosso país a arder e inerente body count, notícias destas passaram-nos ao lado. 7.000 é um número tão redondo que não dá para explicar. Mal dá para teorizar.

Cada dia tem 86.400 segundos. O mesmo é dizer que há uma criança que morre de 12 em 12 segundos. Será que dá para "avaliar" uma mãe agarrada ao seu bebé, chorando a sua perda? Será que uma mãe africana chora e sofre como as mães europeias que eu conheço? Será que as mães que não estão no Ocidente terão quem lhes enxugue as lágrimas? Será que a maioria destas famílias terá a hipótese, debaixo de chuva ou Sol, de alguma vez enviar um filho para a escola?

Quantos professores se perderam? Quantos engenheiros, padeiros ou pedreiros? Quantos pais que seriam bons exemplos para os seus filhos? "Só Deus tem aqueles que ama."

 

De cada vez que estas linhas forem lidas, de princípio ao fim, terão morrido 15 recém-nascidos. Quem pode "avaliar" esta dor? Quem poderá chorar por eles? Quem os contabilizará? Que telejornal se dará ao trabalho de nos informar e nos fazer melhores?


Leão Perplexo às 22:17
linque do poste | mandar um bitaite

pesquisar

 

Setembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30