Quinta-feira, 31 de Agosto de 2017

Pela Igualdade de Género

Excerto de estatísticas, sobre a utilização de telemóveis durante a condução:

"(...) Os resultados mostram ainda que são as mulheres quem mais usam telemóvel, tanto com o veículo em movimento como parado. As diferenças, segundo a PRP, são sobretudo explicadas pelas maiores percentagens de mulheres que falam ao telemóvel, tanto com ele na mão como em alta-voz/auriculares. (...)"

(https://ionline.sapo.pt/578013)

 

Já estou a prever a reacção da CIG...

 

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

A CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, enquanto organismo público responsável pela promoção e defesa da igualdade de género e do combate à violência doméstica e de género, após uma avaliação técnica dos conteúdos estatísticos da Sapo e seus associados, considera que:

Este portal, ao optar por lançar estatísticas que diferenciam comportamentos, temas e grau de dificuldade para homens e mulheres, acentua estereótipos de género que estão na base de desigualdades profundas dos papéis sociais e motores das mulheres e dos homens.

Destaca-se, a título de exemplo, numa atividade dirigida aos homens, a promoção do contacto com a realidade (atenção, veículo, semáforo, passadeira, etc.), enquanto que para as mulheres a atividade apresenta outros objetos, todos eles ligados a atividades domésticas (telemóvel, alta-voz, mão, auriculares, etc. ). Ainda num outro exemplo, a sugestão para os homens é de chegaram inteiros a casa, enquanto que para as mulheres é de atropelar poucos peões pelo caminho.

As estatísticas apresentam, ainda, diferentes graus de dificuldade em algumas das atividades propostas para homens e mulheres.

Face ao exposto, a CIG, por orientação do Ministro Adjunto, recomendou à Sapo – tendo em conta o seu relevante papel comunicativo – que retire estas estatísticas dos pontos de visualização, disponibilizando-se para colaborar na revisão dos conteúdos das mesmas, no sentido de eliminar as mensagens que possam ser promotoras de uma diferenciação e desvalorização do papel das mulheres na via pública e dos homens no espaço privado.

 


Leão Perplexo às 08:47
linque do poste | mandar um bitaite
1 bitaite:
De Chic'Ana a 31 de Agosto de 2017 às 15:57
Acho que tudo o que é em exagero cai mal.. Há diferenças e sempre vão existir. É normal que as hajam... agora, se somos todos iguais?! Claro que não.. eu posso fugir das estatísticas que dizem que 90% das mulheres cozinha bem.. e posso cair naquelas dos 5% que conduzem bem.. São apenas isso: estatísticas!
Beijinhos


mandar bitaite

pesquisar

 

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30